11. 4544-1499 | 11. 4544-1632 | 11. 4543-6221 | 11. 4544-1099 Rua das Camélias, 397 A, Vila Assis, Mauá - São Paulo

Tudo se completa de algum jeito

Tudo se completa de algum jeito

Dizem por aí, que quando o assunto é o paladar, não existe melhor combinação do que arroz e feijão. O que todo mundo já está cansado de saber, é que a união desses dois alimentos, é a nossa identidade gastronômica, um dos mais famosos pratos dos brasileiros.

Existe uma teoria popular vindo de outras gerações, fazendo algumas pessoas seguirem a tradição, de que o feijão quando colocado por baixo do arroz, interfere nos ponteiros da balança. E também, tem quem afirme que se colocarmos o feijão por cima do arroz, os valores nutritivos redobram os seus benefícios. Não deixando de citar, que podemos aliar o arroz e feijão, deixando eles lado a lado no prato.

E você, coloca o feijão por cima, do lado, ou por baixo arroz?

Na verdade, não existe uma pesquisa científica que nos responda qual a melhor opção entre essas alternativas. Se considerarmos os nutrientes desse prato, a ordem não tem a menor importância. Em relação a estética gastronômica, é relativo, podemos dizer que o feijão fica melhor em baixo do arroz, mas se levarmos em conta a consistência dos alimentos, colocamos o feijão em cima, fazendo com que o caldo complemente o gosto do arroz.

Vale a pena ressaltar, que independente da preferência pessoal, ambos alimentos são ricos em nutrientes, vitaminas e minerais. E mesmo que sejam consumidos separadamente, eles possuem os seus benefícios individuais.

O hábito dos brasileiros de consumir arroz e feijão, é muito saudável. Outra vantagem significativa na combinação do arroz com o feijão, é a obtenção de quase todos os aminoácidos necessários para o nosso organismo. Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba, essa combinação perfeita, além do seu valor nutritivo, possui outro papel importante na vida dos brasileiros: o combate às cáries. A pesquisa afirma, que o consumo desses dois alimentos juntos, proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar na prevenção e manifestação da doença.

Curiosidade: Tradições orientais assemelham o feijão à fertilidade, e o arroz à fartura. Seguido dessas tradições, vem o costume de jogar arroz nos noivos quando se casam.